Seguro de Transportes

O seguro de transporte de cargas cobre danos e perdas causados a bens e mercadorias em viagens terrestres, aéreas e sobre a água, e em percursos nacionais e internacionais. As coberturas abrangem três categorias: internacional, nacional e responsabilidade civil. As garantias asseguram as perdas geradas pelos riscos cobertos desde o embarque na origem até o desembarque no destino final.

A gestão inadequada da atividade de logística tem se mostrado um gargalo para o desenvolvimento de muitas atividades econômicas. Além disso, as empresas que movimentam cargas sofrem perdas cada vez mais frequentes e intensas, por várias razões, tais como: exposição prolongada das mercadorias; envelhecimento dos equipamentos nos diversos modais; qualidade das vias e portos (terrestres, férreas, marítimas e aéreas); debilidade progressiva da competência pública na repressão ao crime; qualificação das quadrilhas envolvidas no roubo de carga; qualidade moral das pessoas envolvidas nos transportes (próprios e terceirizados); ente outras.

Para esses riscos logísticos somente uma gestão eficaz minimiza as possiblidades de perdas, entretanto, e para as perdas que não puderam ser evitadas, existem dois tipos de seguros, um deles para garantir os danos aos Bens transportados, que é o seguro indicado para os embarcadores de mercadorias, e outro para garantir os danos causados e que podem ser imputados em função de Responsabilidade Civil dos Transportadores, seguro esse de contratação obrigatória pelas empresas de transportes. Esse seguro obrigatório garante a responsabilidade imputada ao transportador somente quando transitada em julgado.

Nos seguros de transportes residem os maiores índices de sinistralidade do nosso mercado, isso faz dele um seguro caro e de difícil colocação. As empresas que não qualificarem os seus riscos terão cada dia mais dificuldade de contratar esses seguros.

A Única tem uma equipe especializada nas práticas de Gerenciamento de Riscos, e que estará a sua disposição para as orientações necessárias à adequação da empresas às necessidades impostas por esse modelo de contratação de seguros.