Risco de Engenharia

São muitas as incertezas que ameçam uma nova obra civil, desde abalos em constuições circunvinhas, desmoronamentos durante a obra, acidentes fatais envolvendo funcionários, responsabilidade civil dos emrpeiteiros, erros de projetos, entre tantos outros. Foi pensando nesses riscos que foi desenvolvido esse seguro. O seguro de Riscos de Engenharia garante ao construtor a cobertura para os prejuízos que venha a sofrer em decorrência de acidentes (evento súbito e imprevisto) ocorridos durante a execução de obras civis, na instalação e montagem de máquinas e equipamentos, e pela quebra acidental e repentina de equipamentos de produção. Também para reformas de edificações pode ser contratado esse seguro.

Existem várias modalidades para a contratação deste ramo de seguro, de acordo com a natureza dos riscos:

1. Obras Civis em Construção (OCC) – ampara o construtor contra os riscos de danos ou destruição das obras de Engenharia Civil, dos equipamentos e/ou das máquinas utilizadas na construção durante o período da obra e, caso contratado, do período de manutenção.

2. Instalação e Montagem (IM) – ampara as empresas montadoras, construtoras ou os proprietários dos bens em qualquer tipo de indústria contra os riscos de quaisquer acidentes dos quais possam resultar danos ou destruição das montagens e instalações (máquinas, instalações, estruturas de aço de qualquer natureza, etc.), durante todo o período de montagem e testes e, caso contratado, do período de manutenção.

3. Obras Civis em Construção e Instalação e Montagem (OCC/IM)

4. Quebra de Máquinas (QM) – oferece proteção contra danos causados por avarias internas ou acidentes externos em qualquer tipo de máquina em funcionamento normal.

5. Equipamentos Eletrônicos (EE) - modalidade de Quebra de Máquinas específica para equipamentos eletrônicos (baixa voltagem), oferece proteção contra todos os riscos de danos internos e internos nas instalações eletrônicas e de informática.

Complementarmente, um adequado gerenciamento de riscos poderá recomendar as coberturas de:

  • • Lucros Cessantes decorrentes de Quebra de Máquinas – oferece proteção para as perdas econômicas em decorrência de um evento de Quebra de Máquinas; e


  • • Riscos Operacionais - modalidade específica para os grandes riscos, contra danos internos e externos, facilitando o seu gerenciamento uma vez que compreende, em uma única apólice, todos os riscos operacionais (conceito de all risks). É aplicável para grandes complexos industriais onde o risco de Incêndio, Raio e Explosão não é predominante e com valores em risco acima de USD 80,000,000 (oitenta milhões de dólares).


  • Esse seguro serve como um elemento de apoio econômico ao construtor, proporcionando segurança financeira ao investimento. Mas a qualidade da contratação é que vai assegurar a qualidade do seguro, e isso exige muito de avaliação técnica dos riscos; do planejamento adequado das operações; da qualidade dos projetos; da qualidade das inspeções prévias nos locais do risco; de avalição criteriosa do cronograma físico e financeiros da obra, de antecedência para estruturação do plano de coberturas e negociação de mercado.

    A Única tem uma equipe especializada e que estará a sua disposição para as orientações necessárias a uma avalição adequada do melhor plano de coberturas para cada obra, e essa equipe vai assegurar uma gestão eficaz da vigência desses seguros, lembrando que essas vigências exigem um bom padrão de administração e controles.