Seguro de Responsabilidade Civil

O Seguro de Responsabilidade Civil (RC) cobre perdas acidentais resultantes de danos a terceiros (pessoas, propriedades e ambiente) pelos quais a empresa segurada for responsável e culpada em sentença judicial transitada em julgado, ou mesmo em acordo autorizado de modo expresso pela seguradora.

Uma apólice de RC pode cobrir uma infinidade de danos a terceiros, desde que esses danos sejam gerados em função das atividades normais da empresa segurada. Essas coberturas podem ser contratadas para exposições específicas, como por exemplo: erro médico; danos causados por funcionários da empresa; danos causados pelos produtos da empresa; danos causados pelos veículos e equipamentos da empresa; etc.

Esses seguros podem ser contratados tanto pelo modelo por ocorrência (Occurrence Basis), quando a indenização será devida sempre que o evento danoso tenha acontecido durante a vigência das apólices e a reclamação do terceiro aconteça antes do prazo prescricional legal. Ou pelo modelo de reclamação (Claims Made Bassis), nesse caso a indenização será devida sempre que o sinistro ocorrer no prazo de vigência da apólice ou no período de retroatividade explicitado na apólice.

Os questionamentos mais frequentes quando se conclui a identificação, a análise e a avaliação de um risco segurável, e que o tratamento indicado é a contratação do seguro, é sobre qual o valor ideal para contratação desse seguro. A prática nos leva a recomendar que uma empresa que procura um seguro dessa natureza deve tentar a contratação pelo maior valor que conseguir no mercado, isso aporta confiança na empresa, e contratar com a maior franquia que puder suportar isso trás o preço do seguro para os limites definidos pela empresa. É importante não limitar a avaliação do seguro simplesmente pelo seu preço, pois é preciso avaliar a qualidade dos serviços que está por traz do seguro contratado, como cabe à seguradora avocar para si a defesa do segurado, essa seguradora vai se cercar das maiores competências jurídicas possíveis para defendê-la, e isso não vai representar qualquer custo adicional para o segurado.

A contratação de um seguro de responsabilidade prescinde de uma boa cultura de identificação e avaliação de riscos implícitos em cada uma das operações da empresa, nas tradicionais com certeza, mas principalmente nas novas operações ou mudanças de processos. É importante que a empresa tenha o auxílio técnico competente nesses processos.

A Única tem uma equipe especializada nas práticas de Gerenciamento de Riscos, e que estará a sua disposição para as orientações necessárias à adequação da empresa às necessidades impostas por esse modelo de contratação de seguros.