Gerenciamento de Riscos

A ÚNICA atua no gerenciamento de riscos e seguros das empresas que contratam os seus serviços com o objetivo de minimizar as possibilidades de perdas que podem comprometer o fluxo operacional, financeiro e de recursos humanos de seus clientes.

Um número expressivo de empresas em operação no Brasil têm contratado apólices de seguros sem conhecimento suficiente da amplitude dos riscos que são inerentes aos seus negócios, as suas operações, aos seus processos, às suas pessoas e até ao ambiente em que elas trabalham.

A tecnicidade exigida para esse gerenciamento não costuma estar sempre presente nas empresas como um todo, e a ÚNICA trabalha para disseminar essa cultura entre todos os funcionários da empresa, com treinamentos específicos, palestras de conscientização dos riscos, e manutenção periódica das atividades que envolvem prevenção de riscos.

A Única busca soluções para que as organizações estejam seguras de que contam com recursos para suportar as perdas às quais estão expostas e que estas caibam na sua capacidade de retenção, seja ela com seguros contratados ou ações para minimizar (ou até eliminar) as exposições ao risco. Nosso Programa de Gerenciamento de Riscos passa por algumas etapas:

Estabelecimento do contexto

Identificação do ambiente que a empresa está inserida (Mercadológico, Operacional, Ambiental, Financeiro, Estratégico).

Identificação e Avaliação de Riscos

Inspecionar e relacionar todos os riscos encontrados durante as visitas técnicas e entrevistas com os interlocutores envolvidos.

Mitigação de Riscos

Conjunto de atividades implantadas com a finalidade de reduzir a consequência, uma vez ocorrido o evento específico, melhorando com isto os perfis do risco associado à empresa e sua atividade.

Transferência do Risco Residual

Os riscos que estão fora do alcance de retenção da empresa, seja com capital próprio ou com práticas operacionais, devem ser transferidos para um terceiro, buscando soluções securitárias específicas para cada risco.

Monitoramento

Periodicamente devem ser realizados treinamentos de aperfeiçoamento e de manutenção para que a empresa consiga manter sua exposição a riscos sempre em níveis suportáveis.