Seguro Empresarial

O mercado de seguro tem sido muito criativo na formatação de soluções para determinados perfis de empresas, segregando-as pelo tamanho ou pela atividade que exercem. Ele tem conseguido criar e oferecer produtos de seguros segregados, chamados de Compreensivos, que permitem preços atrativos para soluções padronizadas, esse seguros são de contratação e regulação muito simples, além de terem o equilíbrio atuarial vinculado ao universo das empresas de cada perfil, isso garante preços mais estáveis, ainda que com ocorrência de sinistros durante as vigências. Esses produtos têm se mostrado a solução mais adequada para valores em risco até US$ 25.000.000,00.

Entretanto, e quando a empresas tem patrimônio em risco com valores muito elevados e perfis complexos de riscos, a melhor solução esta nos seguros de Riscos Nomeados. Nesse modelo os planos de coberturas são elaborados de forma personalizada e sempre em função dos riscos mais específicos a que esta exposto o patrimônio da empresa.

Riscos Nomeados

Para a contratação de um seguro de Risco Nomeado, é recomendado que a empresa interessada tenha uma gestão minimamente eficaz dos seus riscos, e isso pressupõe uma identificação ampla do universos de riscos a que estão expostos os seus objetivos; uma análise qualificada da capacidade de perturbar esses objetivos que está contida em de cada um desses riscos analisados; uma avaliação técnica do potencial de perdas (severidade) e da possibilidade e probabilidade de que eles aconteçam (frequência); uma avalição confiável do apetite de risco da empresa para assumir, total ou parcialmente, qualquer desses risco; da definição da política de tratamento mais adequada a cada um dos riscos elencados; da formatação de planos de coberturas de seguros adequados aos riscos a serem segurados (incêndio, vendaval, danos elétricos, roubos, lucros cessantes, responsabilidade civil, ente outros); da busca técnica de alternativas e limites comercias que o mercado pode oferecer para essa contratação; contratação, implantação e gerenciamento dos seguros e das demais políticas de tratamentos definidas pela empresa, com implementação dos ajuste sempre que indicados (monitoramento).

A Única tem uma equipe especializada nas práticas de Gerenciamento de Riscos, e que estará a sua disposição para as orientações necessárias a adequação da empresas às necessidades impostas por esse modelo de contratação de seguros.

Compreensivos

Os seguros multirriscos empresariais (também conhecidos como Compreensivos) têm o objetivo de proteger o patrimônio das empresas. São classificados como massificados pelas facilidades de contratação, e que permitem uma comercialização mais ampla. São destinados a empresas industriais, comerciais e de serviços, entre outros, e considerados um dos produtos mais modernos da indústria nacional de seguros. Esses seguros foram desenvolvidos especialmente para atender empresas desses diferentes perfis, além de uma qualificação por tamanho e limites máximos de garantia. Quanto menores esses limites, menores podem ser o custo desse seguro. Certamente que é no enquadramento mais cuidadoso dos perfis e do tamanho que a empresa interessada vai encontrar a solução mais conveniente as suas necessidades.

A principal diferença entre esse seguro e as apólices com coberturas independentes, risco a risco, é que esse modelo oferece, em uma única apólice, um conjunto de garantias que se adaptam a situações específicas, de cada ramo de atividade ou tamanho de empresa. A contratação da cobertura básica (incêndio, queda de raio e explosão) e de pelo menos mais uma cobertura facultativa, costuma ser obrigatória. As coberturas facultativas podem ser variadas, como proteção contra roubo de equipamentos eletrônicos, lucros cessantes, pagamento de aluguel, vendaval, recomposição de documentos, fidelidade de funcionários, etc.

A Única tem uma equipe especializada e que estará a sua disposição para as orientações necessárias a uma avalição adequada da melhor opção nesse modelo para a sua empresa.