Seguro de Crédito

Se sua empresa trabalha com vendas a crédito, você conhece bem os riscos que corre com a inadimplência dos compradores. O seguro de crédito serve justamente para blindar seu empreendimento contra os prejuízos ocasionados por maus pagadores.

O seguro de crédito doméstico, para garantia dos créditos concedidos a clientes no território nacional, confere proteção contra falência, recuperação judicial e mora simples. Enquanto que o seguro de crédito à exportação protege a empresa contra os riscos de não pagamento das vendas feitas no exterior, ainda que sejam ocasionados por riscos políticos.

A grande vantagem dos seguros de crédito, além dos custos quase sempre menores, é que com ele o crédito será efetivamente realizado, enquanto que essa segurança não está contemplada nos tradicionais departamentos de crédito. Ainda que o processo de cobrança implique em custos judiciais e de deslocamentos de cobranças, esses custos serão honrados pela seguradora, e vale lembrar que esses custos costumam ser mais expressivos nas vendas realizadas para clientes internacionais. Há caso em que esses custos podem até superar em muito o crédito em litígio. Além disso, essas seguradoras de créditos contam e disponibilizam aos seus clientes os mais amplos e completos cadastros de potenciais clientes, o que ajuda na sinalização prévia do risco contido nas novas concessões. Finalmente, essas seguradoras costumam dispor de equipes jurídicas nos mais diversos países em que atuam, garantindo com isso trâmites seguros diante da complexidade dos direitos internacionais.

Uma das grandes vantagens da contratação desse seguro de crédito esta na melhoria do rating de crédito da empresa que o contrata, quando os créditos são segurados aumenta a atratividade desses créditos pelo sistema financeiro, e isso contribui para ampliar as possiblidades e reduzir as taxas de juros para antecipações desses recebíveis. Essas reduções de taxas podem até justificar o custo do seguro.

A Única tem uma equipe especializada e que estará a sua disposição para as orientações necessárias a avalição adequada das vantagens, aplicabilidade e adequação desse seguro na sua empresa.