Usuário:   Senha:
Facebook   Google Plus   Twitter   LinkedIn   Youtube
São Paulo - Brasil +55/ (11) 3771 4294 | contato@unicaseguros.com.br
Blod do CEO da empresa Única Seguros




22/08
2012
   UM SEGURO QUE PODE REDUZIR ENDIVIDAMENTO


Administrar o capital de giro tem ocupado a maior parte do tempo dos empresários executivos brasileiros de finanças. E, muitas vezes, essas empresas têm perdido negócios por não poder oferecer as garantias exigidas.

Ha algum tempo, um mesmo cadastro era utilizado por alguns empresários para obter limites de credito com varias instituições financeiras ao mesmo tempo. No modelo bancário atual, que tem informação centralizada sobre o total de credito tomado pelas empresas em todos os bancos nacionais, essa possibilidade praticamente não existe mais.

Além disso, hoje tomamos credito com bancos não só para ter dinheiro em conta corrente, mas também para obter uma carta de fiança, ou um titulo publico para ser caucionado, e por ai afora.

Esses créditos comprometem nossos limites, exigem reciprocidade e elevam nossos custos financeiros. Como então ampliar nossos limites de credito, obter garantias que frequentemente são exigidas em nossas operações, reduzir custos financeiros, tudo isso sem ser obrigado a reciprocidades e sem comprometer os nossos limites de credito disponíveis? '

No Seguro de Garantia encontramos a resposta para essas e também para varias outras perguntas.

O que e? O Seguro Garantia é uma modalidade de seguro cujo objetivo e garantir ao credor de uma obrigação ao (Segurado) o seu cumprimento por parte do devedor (Tomador), conforme os termos e condições do Contrato Principal ate o valor da garantia fixado na Apólice.

A quem se destina? O Seguro Garantia destina-se a pessoas jurídicas que tenham obrigações a cumprir em decorrência de contrato firmado com empresas publicas ou privadas e que necessitem garantir o cumprimento das suas obrigações assumidas através dos contratos firmados. Destina-se, ainda, a pessoas jurídicas, enquanto partes em processos administrativos ou judiciais, credoras de restituição de tributos, importadoras de bens ou equipamentos ou, ainda, participantes de processos licitatórios ou concorrências.

O Seguro Garantia encontra-se atualmente dividido em 5 ramos:

 Garantia Financeira;  Garantia de Obrigações Publicas;  Garantia de Obrigações Privadas;  Garantia de Concessões Publicas;  Garantia Judicial.

Para participar de uma concorrência para obras públicas, ou mesmo de licitações para privatizações de serviços públicos, somos obrigados a apresentar uma apólice de seguro de Garantia do Concorrente (Bid Bond). Quando ganhamos a concorrência ou a concessão somos então obrigados a apresentar a apólice de Garantia do Executante (Performance Bond).

Muitos desses contratos preveem liberações ou retenção destes recursos após a vigência do contrato, para conseguir que esses valores sejam adiantados, ou mesmo retidos, são exigidos seguros de Garantia de Adiantamento de Pagamento (Advanced Payment Bond) ou Garantia de Retenção de Pagamento (Retention of Payment Bond). Ocorrem situações em que nossa empresa é contratada para fornecer e instalar determinados equipamentos que, depois de instalados, provocam prejuízos ao cliente em consequência de disfunções percebidas, essas perdas podem ser indenizadas através de apólices Garantia de Perfeito Funcionamento (Maintenance Bond). Essas são apenas algumas das aplicações que o empresário moderno pode dispor na condução dos seus negócios.

Nas relações com a Aduana do nosso país, esse seguro substitui, com economia e maior agilidade, as onerosas cartas de fiança exigidas pelo fisco para garantia do Termo de Responsabilidade a que se referem os artigos 547 e 548 do Regulamento Aduaneiro, para os assuntos relacionados aos processos de:

 Admissão Temporária;  Transito Aduaneiro;  "Drawback";  Determinação de valor aduaneiro;  Cumprimento de obrigações acessórias;  e outras situações previstas na legislação aduaneira.

Quando nos propomos a construir um prédio e vender na planta os apartamentos que dele farão parte, a contratação de um Seguro de Garantia Imobiliária certamente dará maior credibilidade aos potenciais compradores e poderá ser exigência dos agentes financeiros potencialmente capazes para financiar o empreendimento.

Vale lembrar da eficácia de um Seguro de Garantia Judicial, quando temos que recorrer à justiça para fazer valer um possível direito e essa, a justiça, nos exige um deposito em juízo do valor da demanda para que a ação possa ser proposta. Esse seguro e uma alterativa também aceita pelo fisco.

E por ultimo, e apenas para ficar restrito a alguns poucos exemplos, vamos citar o Seguro Garantia Administrativa, que agiliza em muito os recebimentos dos créditos tributários, na medida em que garante a veracidade desses créditos antecipadamente as verificações de apuração que são empreendidas pelo órgão fiscalizador Federal, Estadual e/ou Municipal, na forma da legislação em vigor.

É no cadastramento da empresa pretendente ao seguro que se define o limite de garantia, classe de risco e taxa do Seguro Garantia. Os critérios de analise baseiam-se na capacidade técnica e econômico-financeira das empresas tomadoras.

Na obtenção desses limites e taxas especificas pelo ressegurador monopolista nacional (IRB) e que reside a maior dificuldade e onde demanda o maior tempo para essa contratação. Definido isso, o seguro pode ser contratado a qualquer momento e a apólice poderá ser disponibilizada ate no mesmo dia em que for solicitada a contratação.

Fazer o cadastramento não vai implicar em qualquer custo financeiro para os empresários interessados, basta que eles se cadastrem no IRB antecipadamente as suas necessidades. Assim sendo, recomenda-se que as empresas, independente de estarem ou não precisando desse seguro, solicitem aos seus corretores as providencias necessárias ao cadastramento.

O corretor vai apresentar uma lista de documentos necessários e vai conduzir o processo através da seguradora que melhor se adaptar ao perfil operacional desse seu cliente, lembrando-se que nas seguradoras tidas como especializadas, essas operações são bem mais ágeis. A manutenção desse cadastro atualizado pode ser condição para ganhar ou perder um bom contrato comercial.



Compartilhe: